quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Após a reforma, Castelão pode ser opção para a Copa 2014.

Após a reforma, Castelão pode ser opção para a Copa 2014SÃO LUÍS - Quando visto de longe, a impressão é a melhor possível. Poderíamos até arriscar um palpite: o Castelão está totalmente pronto para a prática do futebol. Mas a impressão vai mudando à medida que começamos a passear pelo estádio. Com exclusividade, o Imirante Esporte teve acesso a todos os setores do Castelão.

Segundo o secretário de Esportes, Francisco Souza Neto, foram gastos R$ 44 milhões no governo anterior, mas a obra não foi concluída pela construtora Petra. Foram realizadas obras estruturais e no campo de jogo, mas muita coisa ainda precisa ser feita para que o Castelão possa voltar a funcionar de acordo com o que determina o Estatuto do Torcedor.

- Estruturalmente, foi tudo concluído. O estádio não corre mais perigo de cair, segundo os laudos técnicos encaminhados à Secretaria – afirmou Souza Neto.

O gramado é, sem dúvida, um dos melhores do país, mas pouca coisa foi feita fora dele.

Foto: Zeca Soares

A estrutura das arquibancadas continua no cimento. Nenhuma cadeira sequer foi instalada. Até mesmo as que existiam no setor de cadeiras foram retiradas dando lugar a mais uma imensa arquibancada de concreto.

Foto: Zeca Soares

Nos vestiários, as obras foram apenas iniciadas. Somente o revestimento nas paredes foi colocado. Não há banheiros, portas, cadeiras, e o acesso aos vestiários continua um imenso lago.

Foto: Zeca Soares
Foto: Zeca Soares
Foto: Zeca Soares

Nenhum dos dois placares eletrônicos funciona. A iluminação do Castelão também precisa ser toda renovada. Embora existam lâmpadas instaladas nas torres, elas não funcionam. As lâmpadas que existiam nas marquises foram retiradas.

Foto: Zeca Soares
Foto: Zeca Soares

No setor de imprensa, falta concluir as cabines de transmissão das emissoras de rádio e TV. Os camarotes VIPs ainda não foram finalizados, assim como os bares.

Souza Neto afirmou à reportagem que um novo processo de licitação será aberto após o período eleitoral.

Copa de 2014

O secretário Souza Neto disse que o governo do Maranhão respondeu, positivamente, a uma consulta feita pela CBF. Perguntado sobre o interesse de tornar-se subsede da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, o Maranhão disse sim.

- As primeiras etapas já foram vencidas. Quanto ao aspecto belezas naturais, rede hoteleira e local de treinamento (Estádio Castelão), o Maranhão já foi aprovado, mas ainda restam algumas etapas importantes e vamos aguardar até o fim, mas se formos escolhidos como subsede da Copa de 2014 será muito importante – adiantou.

No governo anterior, o Maranhão não demonstrou qualquer interesse em sediar jogos da Copa do Mundo. Embora tenha recebido uma carta de encargos da Confederação Brasileira de Futebol, o governo sequer deu resposta.

Museu do Futebol

O Estádio Castelão deverá ganhar um "Museu do Futebol". O secretário Souza Neto disse que pretende instalar, na entrada do setor de cadeiras, um memorial do futebol maranhense com fotos, vídeos, áudios dos grandes craques e também dos grandes nomes da crônica esportiva.

Um comentário:

Ana Paula Batalha Muniz disse...

Sem citar a fonte não dá né cara. Usa a matéria, mas dá os devidos créditos. Que tal se a gente postar um texto no Imirante dizendo que um certo blog anda utilizando o nosso material sem autorização?