domingo, 1 de agosto de 2010

Professores aceitam proposta de 8% e encerram greve.


Em assembleia realizada na manhã deste sábado (31), na sede do sindicado da categoria, no bairro da Cohab em São Luís, os professores da rede municipal de ensino, em greve há setenta e quatro dias, decidiram aceitar a proposta da Prefeitura de São Luís – de 8%, valor aprovado pela Câmara de Vereadores – e dar fim ao movimento grevista.

Os professores reivindicavam 27,5% de reajuste salarial, baseada no valor dos repasses feitos pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A segunda proposta foi apresentada pela presidente do sindicato, Lindalva Batista, com um percentual próximo da metade: 15,94%. A Prefeitura alegou que somente poderia ser concedido o valor aprovado pela Câmara de Vereadores, que foi de apenas 8%.

O acordo aprovado em assembleia será apresentado ao Tribunal de Justiça (TJ) do Maranhão, e será subscrito pela Procuradoria Geral do Município e pelo Sindicato dos Professores do Município de São Luís (Sindeducação), devendo ser homologado em juízo. O Sindeducação informou, em nota, que a homologação do acordo judicial será informada por meio dos veículos de comunicação.

Também em nota, o Sindeducação orienta a categoria a retornar ao trabalho após a divulgação da homologação do acordo em juízo.

Nenhum comentário: